quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Varicocele

São veias dilatadas nos testículos, mais freqüente no lado esquerdo. A presença da varicocele por si só não deve assustar, pois pode ser assintomática e não causar nenhum prejuízo, mas fica sempre o alerta em procurar um urologista para o devido acompanhamento. Quando começa a incomodar, essa doença pode ser muito perigosa.

Os sintomas Quando a varicocele causa transtornos, estes são manifestados por: aumento do volume da bolsa escrotal, dor em peso nesta região (sobretudo quando se fica muito tempo em pé ou em dias muito quentes) e o principal: infertilidade.

Explicação Os testículos estão posicionados fora do nosso corpo para ter uma temperatura menor do que a intracorpórea. Com a Varicocele, o represamento de sangue em torno do testículo faz com que ele produza espermatozóides em menor número e com alterações da forma ou da movimentação que podem chegar a impossibilitar uma gravidez. Com o tempo, se não corrigida, a Varicocele pode também levar a uma atrofia, com a diminuição do tamanho e amolecimento deste testículo.

Tratamento O tratamento, se necessário, é feito com uma cirurgia simples, mas que requer pelo menos uma semana de repouso. A volta à normalidade da qualidade dos espermatozóides é esperada após três meses da data da cirugia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário