quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Doenças,tem de todo tipo.

Agora eu irei falar de coisa séria.Doenças.

Dengue-
A Dengue é classificada como uma virose, ou seja, uma enfermidade causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa saudável através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Esta doença pode se manifestar de duas maneiras: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.

Dengue Clássica
Os sintomas são mais leves. O doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a baixar a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Na forma clássica, dificilmente ocorrem complicações, porém alguns doentes podem apresentar quadros de hemorragias leves na boca e também no nariz.

Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez)
Neste caso a enfermidade apresenta-se de forma mais grave. Nos cinco dias iniciais, os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Contudo, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias (sangramentos) em vários órgãos do corpo e choque circulatório. Podem ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais fortes e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não acontecendo um acompanhamento médico e tratamento adequado, a pessoa doente pode falecer.

É no verão que esta doença faz um número maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra excelentes condições de reprodução. Nesta época do ano, as temperaturas altas e o alto índice pluviométrico (grande quantidade de chuvas), aumentam e melhoram o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus velhos, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea deste inseto depositar seus ovos. Outro fator que torna os grandes centros urbanos locais preferidos deste tipo de inseto é a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano. 
Como não existem formas de acabar totalmente com o mosquito, a única maneira de combater a doença é por fim aos locais onde a fêmea se reproduz.

Tratamento:
No caso da dengue clássica, não há um tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se descanso e alimentação baseada em frutas, legumes e líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o surgimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.

No caso mais grave, a hemorrágica, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento, com perdas de sangue e até mesmo choque circulatório.

Curiosidades:
- O ovo de Aedes Aegypti pode permanecer vivo em ambiente seco por quase um ano. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá nascer uma larva e, logo em seguida, o mosquito.
- A dengue não passa de pessoa para pessoa, nem mesmo através de frutas, legumes, outros alimentos ou uso de objetos.

Febre Amarela-
O que é 
A febre amarela é uma doença que faz milhares de vítimas no Brasil. Ela é provocada por um vírus, que é transmitido ao homem pela fêmea do mosquito “Aedes Aegypti”.
Áreas mais afetadas 
Esta enfermidade está presente, principalmente, nas áreas tropicais e subtropicais, em função das condições climáticas favoráveis para a o desenvolvimento deste tipo de inseto. A região amazônica, por exemplo, é um importante local de desenvolvimento da doença, pois o clima quente, as chuvas (alto índice pluviométrico) e a grande quantidade de rios facilitam a reprodução deste do mosquito e o alastramento da enfermidade.
Após ser picado pelo mosquito, o indivíduo contaminado começa a apresentar uma série de sintomas: febre alta (podendo chegar a 40 graus centígrados), fortes dores de cabeça, vômitos, problemas no fígado e hemorragias (sangramentos). 
Nome da doença 
O nome desta doença está relacionado à coloração a qual a pele da pessoa fica após pegar a doença. O doente fica com ictirícia, pois ocorre o derramamento da bilirrubina em vários tecidos do corpo. Quando se espalha pela corrente sanguínea, a pessoa fica com uma cor amarelada na pele e também nos olhos. 
Consequências 
Esta doença infecciosa pode permanecer no corpo do indivíduo doente por aproximadamente duas semanas. Em alguns casos, o doente pode morrer, em função do agravamento da doença e dos danos provocados pelo vírus no corpo e nos órgãos. 
Vacina 
A vacina contra a febre amarela foi descoberta, no começo do século XX, pelo médico e sanitarista brasileiro Osvaldo Cruz. Os médicos recomendam tomar esta vacina antes de viajar para as regiões norte e centro-oeste do país (locais em que o risco de contrair a doença é maior).

Curiosidade: após a picada pelo Aedes Aegypti, o período de incubação do vírus é de três a sete dias.
 
Depressão-Introdução

Sabe-se que a depressão é uma doença que se caracteriza por alterações no humor e pela perda de prazer em atividades antes prazerosas.
Conhecendo a depressão 

Diferentemente do estado de tristeza (comum a todos em determinados momentos da vida), a depressão é um problema de origem neurológica que apresenta, além de tristeza profunda, uma série de outros sintomas.

Acredita-se que aproximadamente 20% da população mundial já sofreu de depressão em alguma fase da vida. Este distúrbio do sistema nervoso ocorre com maior freqüência em mulheres do que em homens.

Com relação as suas causas, sabe-se que esta doença está relacionada a uma disfunção de algumas substâncias químicas do cérebro, como, por exemplo, a serotonina.

Além disso, existem ainda outros fatores desencadeantes desse estado, tais como: fatores psico-sociais (ex: a perda de uma pessoa amada), fatores biológicos (alterações nos níveis de neurotransmissores ou hormonais) e outras causas como alguns tipos de medicamentos.
Você sabia?Muitos médicos e psicólogos apontam as exigências da vida moderna, principalmente nas grandes cidades, como fatores desencadeadores de depressão. O estresse no trânsito, a competição no trabalho, as inúmeras responsabilidades cotidianas e a falta de tempo para realizar atividades agradáveis podem ser citadas neste contexto.

Diabetes-
O que é 
Diabetes é uma doença do metabolismo, ou seja, ela surge por uma falha de nosso organismo. 
Conhecendo a diabetes 
Nesta enfermidade, o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina (hormônio que permite entrada de glicose nas células), apresenta produção insuficiente, ou, nenhuma, deste hormônio. Conseqüentemente, pouca glicose entra nas células e muita glicose permanece no sangue.

Uma vez que a glicose funciona como fonte de energia para as células, fazendo com que elas produzam energia através da respiração celular, sua deficiência é extremamente prejudicial ao seu metabolismo.

Quando esta doença não é tratada, seus portadores possuem um maior risco de desenvolver outras doenças como: hipertensão, arteriosclerose, problemas na visão, doenças renais, etc.

Além destes problemas, em muitos casos, os diabéticos também sofrem com lesões de difícil cicatrização em determinadas regiões do corpo, sendo que estas, em alguns casos, podem levar a amputação.

Grupos 
Segundo sua classificação, o diabetes pode ser divido em quatro tipos: Diabetes Mellitus tipo 1 (quando o portador necessita de injeções diárias de insulina), Diabetes Mellitus tipo 2 (não há a necessidade de injeções de insulina), Diabetes gestacional (ocorre durante a gravidez) e outros tipos mais específicos (ocorre a partir de doenças de origem genética, do pâncreas, hormonais, etc).

AIDS-
A AIDS, também definida como SIDA, é a síndrome da imunodeficiência adquirida. Seus portadores apresentam inúmeros sintomas e infecções, o que resulta no dano ao sistema imunológico.
Seu contágio se dá através da contaminação pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Este vírus ataca principalmente os linfócitos que comandam a defesa de nosso organismo.

Como conseqüência do ataque pelo vírus HIV, o número de linfócitos é diminuído drasticamente e o organismo humano fica completamente desprotegido contra uma série de doenças oportunistas e infecções.

Para entendermos um pouco mais sobre esta doença, é interessante sabermos que o HIV é um retrovírus (vírus com genoma de RNA) que age infectando nossas células e, uma vez dentro delas, multiplica-se rapidamente.

Este vírus provoca a morte dos linfócitos (células de defesa) devido a grande quantidade de novos vírus que produz em seu interior. Quando infectadas, as células de defesa são atacadas pelo sistema imunológico, pois, por apresentarem proteínas do vírus em sua membrana, nosso organismo não é mais capaz de  reconhecê-las.

Há ainda linfócitos infectados pelo HIV que não apresentam replicação de vírus, contudo, mesmo nestes casos, a célula perde suas funções devido a presença deste invasor em seu núcleo.

O vírus da AIDS geralmente é transmitido através de secreções genitais ou pelo sangue. Seu contágio ocorre via sexual, intravenosa ou de mãe para filho.

Apesar de ainda não existir cura para esta doença, há tratamentos muito eficazes que diminuem a proliferação do vírus.

Asma-
O que é asma 
Sempre que pensamos em pessoas que sofrem de asma, a primeira coisa que nos vem à mente é uma grande dificuldade que este indivíduo sente em respirar, por algum tipo de "impedimento" que ocorre em seu sistema respiratório.
Pelo fato da asma ser uma doença inflamatória, que tem por principal característica dificultar e, até mesmo, impedir a passagem de ar nas vias respiratórias, ela é uma doença que causa muito sofrimento aos seus portadores.

Esta doença está relacionada a um edema da mucosa brônquica, a produção acentuada de muco nas vias aéreas e a contração de sua musculatura lisa. Estas características levam a diminuição de seu diâmetro, fato também conhecido como broncoespasmo.

A diminuição do diâmetro das vias aéreas geralmente é reversível, contudo, nos casos de asma crônica, a inflamação pode levar a uma obstrução irreversível.

Diagnóstico 
O meio principal de se diagnosticar esta enfermidade ainda é o clínico. Seu tratamento é realizado através de orientações e medicamento que têm por finalidade melhorar o fluxo aéreo no momento da crise.

Leucemia-
Introdução 
Antes de procurarmos entender como ocorre a leucemia, é interessante sabermos um pouco mais sobre o sangue, uma vez que esta doença atinge as células sanguíneas.
O sangue é formado na medula óssea, sendo composto por plasma sanguíneo e elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas).

Características da doença 
A leucemia, que pode ser crônica ou aguda, tem como principal característica uma alteração anormal dos elementos figurados, que ocorre mais especificamente nos leucócitos.

Na leucemia crônica, os leucócitos têm um tempo de vida acima do normal, conseqüentemente, estas células sanguíneas, já maduras, acumulam-se na corrente sanguínea comprimindo os demais glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas.

No caso da leucemia aguda, ocorre uma produção descontrolada dos leucócitos, e estes, ainda imaturos, acumulam-se na corrente sanguínea.

Os principais sintomas da leucemia (anemia, infecções, hemorragias) surgem devido ao acúmulo dessas células na medula óssea, uma vez que este acúmulo desordenado prejudica ou impede a produção das células sanguíneas.

Uma vez instalada, esta doença avança rapidamente, por esta razão, seu tratamento deve ser iniciado logo após seu diagnóstico e classificação.
 
Sinusite-
O que é sinusite 
A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso. Os seios paranasais são formados por um grupo de cavidades aeradas, que se abrem dentro do nariz e se desenvolvem nos ossos da face.
Informações importantes 
Os fatores mais comuns que podem desencadear a sinusite são: gripe, alergia, desvio do septo nasal e condições climáticas desfavoráveis.Vírus e bactérias, também são agentes causadores desta doença.

A sinusite bacteriana causa sintomas tão ruins quanto a viral. Entretanto, um indivíduo que sofre de sinusite bacteriana geralmente apresentará a face mais inchada e dolorida do que alguém com sinusite viral.

Existem muitas formas de prevenir a sinusite, como por exemplo, procurar garantir uma boa função nasal e tomar medidas profiláticas em relação às alergias.

Uma boa maneira de reduzir o risco de contrair esta doença é mudando pequenas rotinas dentro de casa, como por exemplo, utilizar um umidificador de ar durante o inverno, quando o clima costuma ficar mais seco.

Outra boa medida é evitar deixar o doente em ambientes com ar condicionado e aquecedores de ar, uma vez que estes aparelhos podem agravar o quadro.

Embora a sinusite não seja contagiosa, ela geralmente ocorre após uma gripe, que por si só, pode contagiar outras pessoas como amigos e familiares.

Nestes casos, a melhor maneira de se evitar a propagação dos germes é lavando as mãos com freqüência e evitar ficar muito próximo quando o doente estiver espirrando. 
Ainda tem muito mais doenças mais eu estou cansada.Se quiser procurem no google.Bjsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário